Apropriação Cultural,o que é isso?
OLÁ LINDES!
Tudo bem com vocês? Espero que sim! Comigo está tudo mara,tudo ótimo,tudo great.
Hoje vim falar com vocês sobre um tema que as pessoas finalmente resolveram comentar e está em alta,então resolvi compartilhar um pouco do meu conhecimento com vocês!
Tudo bem com vocês? Espero que sim! Comigo está tudo mara,tudo ótimo,tudo great.
Hoje vim falar com vocês sobre um tema que as pessoas finalmente resolveram comentar e está em alta,então resolvi compartilhar um pouco do meu conhecimento com vocês!
Apropriação Cultural,o que é?
Então,apropriação cultural é quando um indivíduo que não pertence a certa etnia ou cultura usa os símbolos religiosos ou símbolos de resistência de outra cultura sem permissão,na maioria das vezes somente por estética.
E sempre vem da cultura dominante e opressora sobre a cultura oprimida,no exemplo de hoje,a cultura branca sobre a cultura negra.
Apropriação cultural é a adoção de alguns elementos específicos de uma cultura por um grupo cultural diferente.
Pode me dar um exemplo? Posso.
Brancos usando Dreads,é um perfeito exemplo de apropriação cultural
''Aaah Paulo,mas porquê?''
Porque os Dreads foram um símbolo de resistência da militância negra em vários protestos há muitos anos,onde o cabelo dado como ''Ruim'' era somente o cabelo crespo da maioria dos negros e havia muito silenciamento da comunidade negra,os dreads,por mais que pareça algo simples,foram um importante meio de expressão da comunidade negra,que perdura até hoje.
Então,se uma pessoa branca usa o Dread por estética,acaba ferindo uma cultura,já que foi utilizado para acabar com a opressão contra a comunidade negra.
Os turbantes,que agora *Não sei porquê'' também está sendo ''adotado'' pelos brancos,também é uma forma de apropriação,já que o turbante teve origem na cultura negra e também foi uma forma de expressão das mulheres negras na militância.
Além de ser um símbolo religioso para várias religiões Africanas,Indianas e Brasileiras,ele evidenciava a ligação dos negros escravizados com seus costumes originais e representava a resistência do movimento.
''Aaah,Paulo,mas ninguém é obrigado a nada,eu gosto e vou usar!''
Essa é a questão,hoje em dia,é óbvio que ninguém é obrigado a nada,vivemos em uma sociedade onde há séculos existe uma cultura dominante,um padrão a ser seguido,que no caso,é o Europeu,ou seja,padrão ocidental,pele branca e cabelo liso.
Quando uma pessoa ou um grupo de pessoas brancas começa a ter interesse em algo que foi e ainda é símbolo da cultura negra,o mesmo sofre um ''Embraquecimento'',ele perde um pouco do seu valor histórico,ele começa a ser elitilizado,começa a sair das tradições,dos costumes de sua originalidade.
O Turbante que a sua empregada fazia,era algo feio,para esconder ''O cabelo ruim'' dela,até que,em certo dia,saiu em uma revista famosa,na Vogue por exemplo,uma modelo branca usando o turbante,ai virou algo lindo,cultural,expressivo. Era algo feio até a amarração sair em algo famoso.
Quando o símbolo é protagonizado por uma pessoa que pertence a cultura e entende o seu real significado,ele é feito com razões políticas,de tradição,de empoderamento,de cultura,de resistência.
''Paulo,existe apropriação no mundo da música? Ouvi que a Iggy Azalea é um exemplo.''
Sim,tanto o Elvis Presley quanto a Iggy Azalea retiraram o protagonismo de um ritmo musical que foi usado como símbolo da resistência negra desde o começo,o Rap,foi usado na comunidade negra para popularizar os problemas que existiam na comunidade,era usado para criticar o assassinato dos meninos negros pela polícia,a marginalização desnecessária,a falta de suporte do governo,o racismo,etc.
Por exemplo,hoje,o Rap é algo banalizado,o rapper mais famoso do mundo,o Eminem,que inclusive é branco,usa o rap como uma porta para o machismo,ele canta e escreve sobre bater em mulheres,espancá-las,estuprá-las,etc,inclusive,em uma de suas últimas composições,ele escreveu dizendo que iria espancar a Lana Del Rey,e estuprar a Iggy Azalea.
''Paulo,o que eu devo fazer em relação as culturas menos dominantes então?''
Você deve respeitar,deve deixar o protagonismo para quem precisa dele,deve deixar a cultura e os símbolos de resistência para quem pertence e precisa deles.escute as minorias,veja o que elas acham sobre isso,dê a voz aos negros,ouça os negros.
Hoje em dia,é muito fácil ser negro quando lhe convém,as pessoas amam a cultura negra,mas não as pessoas negras.
Empodere os negros,empodere as mulheres negras,os homens negros,os negros gordos,dê espaço e voz aos negros!
Minhas redes sociais :
Instagram:@piscescavalcante ou instagram.com/piscescavalcante
SnapChat : pauloc4avalca
Twitter : @geminibloomz
Twitter : @geminibloomz
Comentários
Postar um comentário